Desenvolvimento de aplicativos para iPhone e iPad

Com experiência no desenvolvimento de aplicativos utilitários, jogos e
mais para a plataforma Android.

Com essas informações em mãos, não é surpresa que as pessoas estejam se voltando para o desenvolvimento de aplicativos para iPhone e iPad para uma variedade de propósitos, desde a monetização de novos produtos até o aumento de produtos, aplicativos ou serviços existentes por meio da presença na plataforma móvel mais dominante em o mundo.

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Aqui estão algumas estatísticas com relação à plataforma iOS (a partir do primeiro trimestre de 2014):

  • 1,1 bilhão de dispositivos iOS vendidos.
  • Somente em 2016, aprox. 212 milhões de iPhones, 46 milhões de iPads vendidos.
  • Mais de 2,2 milhões de aplicativos na App Store.
  • Mais de 1 milhão apenas para o iPad.
  • Mais de US$ 50 bilhões pagos aos desenvolvedores.

Mas quais são as complexidades envolvidas no desenvolvimento de aplicativos para iPad e iPhone? Vamos dar uma olhada em alguns dos aspectos, que requerem atenção.


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Frameworks

Isso se aplica especialmente aos jogos (que, aliás, compõem uma grande fatia do mercado). A barreira de entrada no que diz respeito ao desenvolvimento de jogos para a plataforma iOS é bastante alta, especialmente considerando quanta concorrência existe por aí. Existem muitos frameworks disponíveis que podem ajudar a tornar esse processo mais fácil e menos doloroso. Alguns frameworks, é claro, são bastante detalhados e exigem muito conhecimento de programação, enquanto outros podem ser mais fáceis de usar e voltados para iniciantes. De qualquer forma, é importante saber o que está por aí para ajudar a tornar sua vida um pouco mais fácil. Alguns frameworks disponíveis são:

  • Cocos 2D
  • Unity
  • Game Salad
  • Torque
  • Marmalade
  • UDK

O uso de frameworks permitirá que os desenvolvedores se concentrem na mecânica real do jogo e nos pontos de engajamento, que são o que impulsionam a retenção de usuários em primeiro lugar.


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Desenvolva uma experiência do usuário com base no público-alvo

É importante conhecer seu público-alvo e desenvolver para eles. A abordagem que alguém adotaria para desenvolver um livro infantil interativo versus como você projetaria um aplicativo para empreendedores experientes em tecnologia que procuram desenvolvedores freelancers seria completamente diferente.

Em aplicativos móveis, a experiência do usuário é especialmente complexa de definir. Com muitas animações, transições e efeitos chamativos disponíveis com relativa facilidade, é fácil se empolgar e exagerar. É importante conhecer bem o seu público e determinar que nível de sinos e assobios são necessários e saber quando mantê-lo sutil e de bom gosto.


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Teste para todas as versões possíveis

Desenvolvendo para o iOS, as pessoas costumam ter a impressão de que você só precisa desenvolver para a versão mais recente do hardware e do sistema operacional. Este é um bilhete de ida para avaliações de 1 estrela que prejudicarão seus downloads gerais sem motivo.

É importante testar em um dispositivo mais antigo (pelo menos uma geração) para hardware inferior e pelo menos 3 versões anteriores do sistema operacional. Existem pessoas por aí com todos os tipos de combinações de dispositivos e sistemas operacionais e quando executam seu aplicativo e descobrem que ele trava devido a vazamentos de memória, eles não se importam que esses vazamentos de memória não ocorram no iPad 2 executando o iOS 4.3 .3. Eles só se importam que não funcionou no iPad quando pagaram US $ 0,99 por isso e não há desculpa para isso aos olhos deles. E, claro, o cliente tem sempre razão.

O fato é que tudo isso pode ser evitado apenas testando minuciosamente esses problemas de antemão e gastando um pouco de tempo resolvendo-os para que seus clientes que executam versões pré-históricas do iOS também possam desfrutar do seu produto com satisfação.


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